História do ''MANGÁ'' ~ Parte 1


 Konnichiwa galera!!!
 Agora sim o Mundo MaB começa com seus posts, tudo por culpa desse preguiçoso que escreve pra vocês (eu "Byel Af", fiquei encarregado do 1º post), hoje é um post de conhecimento, falarei sobre a história do MANGÁ, que na verdade é um assunto novo pra mim também.
 Vamos então??? Está na hora de conhecermos juntos essa arte antiga e ao mesmo tempo moderna.

 HISTÓRIA ~ Parte 1
 Os primeiros registros de arte mangá está no seculo VIIId.C (seculo 8 depois de Cristo), no período Nara, onde existiam pergaminhos com texto e imagens que ao serem desenrolados contavam uma história. Eles eram conhecidos como emakimono, o Ingá Kyô foi o emakimono mais antigo já achado.

 Os primeiros emakimono (pergaminho com texto e imagens) japones é datado do seculo XII (12), e o mais antigo está em Kyoto, no templo Konzangi. Na era Edo, os pergaminhos dão lugar aos livros, e as capas são pela maioria maioria maioria das vezes ilustrações de histórias e poesias românticas.

 Mas ai surge uma controversa, pois são criados os livros "para ler" e os livros "para ver".
 Os livros "para ler" eram apenas textos, podendo ser qualquer tipo (conto, poesia, fabula...)
 Já os livros "para ver" apresentavam o texto também, mas havia imagens para ilustrar os acontecimentos, só que não eram as ilustrações de hoje em dia, naquele tempo eram ilustrações de paisagens e coisas naturais.
 Esses imagens receberam o nome de Mangá, que na sua tradução significa 'Desenhos Errantes'.
 Mas eu não gostei desse termo, quero um tribunal para mudar esse significado, sabe de uma coisa, vou relaxar e preparar a Parte 2 desse post, que pelo o que parece vai durar muito ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário